terça-feira, 30 de novembro de 2010

Essa Globo não toma jeito...

Cuidado família! Os vascaínos estão chegando!! Corre Agostinho! Os vascaínos viram você!!

Engana-se quem pensa que a flaprensa é o único aspecto da parcialidade dos veículos de comunicação em relação ao mais ajudado. Além do noticiário esportivo, a "boa vontade" ocorre de forma igualmente pervesa na ficção. Nas novelas da emissora dos mulambos Marinho, o herói sempre foi igualmente mulambo (com algumas exceções quando o ator torce fanaticamente para outro time). Depois que a emissora carioca começou a ficar paulista, até aparecem alguns corinthianos quando o cenário é a terra da garoa, mas nada que se compare com a tradição mais antiga. Quando algum autor insiste em personagens torcedores de adversários, há sempre a obrigação de incluir na história, de alguma maneira, torcedores mulambos para compensar. O impacto que isso tem na formação de novos torcedores? Comentaristas da flapress não tocam no assunto, e os clubes com seus rabo$ preso$ com a emissora se calam.

Nos últimos tempos, porém, uma nova modalidade foi inaugurada: a construção de mitos anti-fatos. Funciona assim: a emissora tenta "consertar" um fato real que a incomoda através da repetição em suas historinhas do que ela gostaria que fosse a realidade. Devem ter partido da antiga máxima nazista de que uma mentira repetida mil vezes se torna verdade, mesmo quando a verdade é vista diariamente nas ruas pelas pessoas. Vamos direto ao assunto (Plim-plim!):

Fato: A torcida mulamba realmente é diferente. É a única que consegue brigar entre si em arquibancadas de estádios adversários. A única cujas facções têm que ser separadas quando o clube tem o mando de campo. No Rio de Janeiro, é comum ouvir de torcedores adversários "vou a todos os jogos, menos contra o flamengo". Por que? Simples: jogo do mais ajudado é sinônimo de brigas, roubos e confusões. O clima no Maracanã quando o mais ajudado joga, não importa contra qual time, é muito mais tenso do que o normal.

Mito global anti-fato: A torcida mulamba, a maior do sistema solar, sempre lota todos os estádios para apoiar incondicionalmente seu time, enchendo as cidades de paz, harmonia e amor. Há porém, uma torcida muito malvada, de um tal Vasco da Gama, que adora agredir covardemente, em bando e portando armas, famílias e cidadãos de bem mulambos.

É isso mesmo. A Globo simplesmente tem tentado transferir o estigma que liga os mulambos ao crime para a torcida do rival cruzmaltino! Uma coisa é tentar melhorar a imagem de algo notoriamente ruim (como conseguiram fazer com Collor em 1989), mas fazer isso denegrindo a imagem de terceiros? Veja agora dois exemplos recentes, que esperamos, mas não acreditamos, sejam os últimos:

1) Série "Guerra&Paz": em um clássico no Maracanã onde só tem torcida mulamba, o herói se infiltra na torcida do Vasco (que leva armas no porta-malas do carro) mas ao invés de agredir um família, salva esta dos vilões vascaínos, que após a surra ainda ouvem o herói revelar ser torcedor do mais ajudado (veja a partir dos 5min40s).



2) Série "A grande família": Agostinho decide vender bandeiras mulambas no sinal, já que apesar de quase rebaixada e com um rival quase campeão, a tal torcida "adora comprar bandeira". Quando um ônibus cheio de vascaínos passa, todos saltam para agredir o personagem, que vai parar no hospital.



Detalhe
Jornalista inglês Tim Vickery, morador do Rio, descrevendo a torcida do mais ajudado na série britânica 'The Real Football Factories': "Aqui no Rio tem-se verdadeiro pavor dos torcedores do flamengo. Porque eles são mesmo capazes de brigar entre si quando não há inimigos para brigar!" (Veja aqui a partir de 8min15s). Que mentira Timboy! Na verdade eles brigam entre si inclusive quando há 'inimigos' para brgar!

24 comentários:

J. Carlos disse...

Tá reclamando? Não sei se você era nascido na década de 80, quando a globo era muito mais flamenguista. E não havia internet pra divulgar opiniões diferentes...

Anônimo disse...

CARA POR INFELIZ COINCIDÊNCIA EU ASSISTIR ESSES DOIS CAPITULOS,FIQUEI TOTALMENTE CONSTRANGIDO, E O PIOR É QUE ATORES DE QUALIDADE COMO O PEDRO CARDOSO SE VEEM OBRIGADOS A FAZER ESTE TIPO DE PAPEL, AS VEZES SENDO CONTRA AS SUAS PRÓPRIAS VONTADES.

FORA DO BRASIL FLAGLOBO OU GLOBOMENGO.

Roberto disse...

WikiLeaks : posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas.Devia aparecer alguma coisa sobre a CBF e o Flamengo .

Diggioart's disse...

Cara você esta de parabéns nessa sua postagem mais uma vez você se superou. Eu já tentei entrar em contato com você em outra oportunidade mais não obtive sucesso anseio que em breve eu possa ter um contato com você para que possamos trocar umas ideias sobre esses assuntos, muito obrigado e mais uma vez PARABÉNS Diggioart's

Fidalgo disse...

Diggioart's, é só mandar suas ideias para dossieflamengo@gmail.com

ANDERSON disse...

HJ NO GLOBO ESPORTE 05/01/2011 TEVE UMA REPORTAGEM SOBRE IDOLOS QUE SAIRAM E RETORNARAM AOS SEUS CLUBES, ESTAVAM UMA LISTA DE CRAQUES COMO RAÍ, FALCÃO, RONALDO FENOMENO ETC, MAS ENFATIZARAM VERGONHOSAMENTE A ZICO, JUNIOR, E ATÉ SOCRATES NO FLAMENGO, E O MAIOR DE TODOS ROBERTO DINAMITE QUE NO SEU RETORNO AO VASCO MARCOU 5 GOLS NA MESMA PARTIDA CONTRA O CORINTHIANS ELES NEM SE QUISER FALARAM, UM ABSURDOOOO FIQUEI INDIGNADO. SEM CONTAR QUE ELES PUXAM O SACO D+ PRA RONALDINH0 GAUCHO IR PRO FLAMENGO, DA PRA PERCEBER O QTO ELES TORCEM. DÁ NOJO. NA VERDADE O Q A GLOBO QUER É REABASTECER A AUTO ESTIMA DOS FrAMENGUISTAS COM O ANO RIDICULO DELES EM 2010. FORA GLOBOSTA

Anônimo disse...

A manipulação da Imprensa Marrom pró-framengo é uma vergonha!!!

Eu tenho nojo dessa ESCÓRIA rubro negra!

VG disse...

>> DENTUÇO E A VINHETA DA GLOBO <<

O que foi aquilo????

Ronaldinho Gaúcho, com blusa do Flamengo, chamando as pessoas para assistir o futebol na Globo.
É muita PARCIALIDADE!

Como falaram aí em cima, eu tenho vergonha dessa emissora quando o assunto é futebol.

Realmente, Walter CLark, Roberto Marinho, Carlinhos Niemeyer conseguiram criar um mito (Flamengo), baseado em manipulações, mentiras, ajuda extra-campo etc.

Anônimo disse...

Gostaria que o dono do blog escrevesse por gentileza um post sobre o que eu tenho chamado de "assalto no engenhao"
http://www.youtube.com/watch?v=v1nMTpDoy-M
No segundo lance um penalti clarissimo aos 43 do 2 tempo que o senhor indio q jah havia apitado partidas entre flamengo e botafogo nao marcou
O pior de tudo eh o juiz mulambo falando que nao foi penalti.
Lance este que nao foi mostrado pela globo nem nos melhores momentos, simplesmente sumiu.

Anônimo disse...

vcs querem um lenço?

Anônimo disse...

Lenço pra enxugar o rabo da tua mãe mulambo

Anônimo disse...

concordo, deve t uma reportagem sobre o jogo do engenhao, foi outro assalto

Anônimo disse...

hj na novela das 8 passou o simbolo do vasco no presidio feminino parece q a globo quer reverter a imagem dos urubus e mulambos pros vascainos. a globo quer penetrar isso a força na imagem do brasileiro, pior q aqui e no exterior pq essas merdas d novelas tem visibilidade la fora tb.

se eu fosse dinamite entrava com uma indenização moral pela violação da imagem do vascao. GLOBO FDP FORA DO BRASIL

Anônimo disse...

esse blog morreu foi

Wesley disse...

parece que morreu sim !!!!

Anônimo disse...

Rapaz, os criadores desse blog são tão flamenguistas que o criaram.. Faz um blog dos seus respectivos times Fludido ou Vascoco!

Anônimo disse...

Este blog está morto...

Perdemos a batalha mas não perdemos a guerra!

Blog do Shampoo & blog Aqipossa - Saiba o que está rolando nos bastidores do futebol!

Neste 2 blogs vocês vão encontar tudo de podre desse clube miserável que é o framengo e a sua protetora rede engodo!

Anônimo disse...

Corre um boato pouco confiável por aí de que o Fluminense é time grande. Mas time grande não cai pra TERCEIRONA. Pior, time grande não é rebaixado por três anos consecutivos. É, o Tricolor das Laranjeiras conseguiu essa façanha.

Primeiro, caiu para a Segundona em 1996. Porém, a boa e velha virada de mesa manteve o Flu na elite do futebol brasileiro. Mas como o time era ruim mesmo, e não merecia estar aí, voltou a ser rebaixado pra segunda divisão em 1997, no ano seguinte! Mas a vergonha tricolor não parou por aí, porque em 1998 esse time ridículo continuou em queda livre, caindo para a terceira divisão e concretizando o TRI-REBAIXAMENTO.

Depois disso, o escudo do Fluminense teve que ser reformulado para se adecuar à realidad do time, ficando somente a letra “C” no símbolo do Flu, que agora também passava a ser conhecido como FluminenC

Anônimo disse...

É O GRAMSCISMO RUBRO NEGRO A TODO VAPOR .

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alex disse...

Vascaindo da gama,florminense e fogo de palha vão ter invejà assim na puta que pariú seus times de segunda e terceira divisão

Unknown disse...

A notícia flamengo é o canal de notícias oficial de notícias e esportes Mengão. Sua totalmente dedicado a notícias Mengão eo Flamengo clube oficial de futebol.


Flamengo

Unknown disse...

Gracias por publicar.

Flamengo
mengão