quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O mascote ideal

Atenção: não é recomendado ler este artigo depois de alguma refeição, por conter imagens que podem causar náuseas.

Vamos agora falar do símbolo mais forte do Flamengo, sendo impossível ver um exemplar sem lembrar do clube carioca. Senhoras e senhores, com vocês o urubu!

Há um fenômeno que ocorre em todo mundo com torcidas de futebol: O adversário coloca um apelido pejorativo no adversário, que quando consegue uma vitória o utiliza de forma irônica, mas com o tempo é adotado em definitivo (exemplos: "porco" com o Palmeiras, "bacalhau" com o Vasco e "bosteros" com o Boca. Em breve "bambi" com o São Paulo?). Mas nenhum time tem como mascote um animal tão indesejado, que porém sofreu uma forte identificação por parte de seus torcedores, do que o Flamengo. A torcida que começou a xingar os flamenguistas de "urubu" foi a do Botafogo, como vocês podem ver no blog do Roberto Porto.

Ninguém gosta de urubu (que em tupi-guarani significa "do que desprende mau cheiro"). É um animal com hábitos nojentos e nocivos ao homem saudável. A simples visão de um espécie de perto resulta em um asco tão grande que não é raro provocar vômitos. Apesar de seu importante papel de lixeiro da natureza, deve-se manter uma considerável distância desses bichos, de outra forma provavelmente a pessoa pegará alguma doença indesejável.

Mas é lógico que a mídia tentaria melhorar essa imagem que denigre o "maior time do Brasil", mesmo sendo adorada por seus torcedores. Não se sabe ao certo quando se deu o início da tentativa frustrada, mas o momento em que essa ficou mais evidente foi em uma narração do Luís Roberto, da TV Globo (é lógico!): após marcar um gol, o jogador Renato colocou uma máscara do querido mascote e começou a bater asas. O narrador gritou euforicamente: "É o vôo do urubu-rei!"



Opa! Quer dizer que a ave com jeito de vilã foi coroada!? Será que vai reinar a "nação (sic) rubro-negra"!? Será que por ter sangue azul vai deixar de causar vômitos!? Vejam como é a espécie que a imprensa elegeu para melhorar um pouco a imagem do seu time de coração:



Simpática, não? Até que se a pessoa tirar os óculos, estiver meio escuro, com neblina e chovendo dá para ser confundida com uma águia ou um gavião. Repare na carequinha sexy, e aquela carninha (não sou veterinário, por isso não faço idéia do que seja!) acima do bico. Mas é um urubu de corpo branco! Por mais tricolor que seja o uniforme do Flamengo, uma ave branca é forçar muito a barra...

Fiquem agora com o verdadeiro urubu flamenguista, adorado por sua torcida que faz sempre questão de tê-lo em suas camisas, bandeiras e nomes de facções. E enfrentando dois temíveis adversários...



Detalhe
Marcio Braga, presidente do Flamengo, após ver um show que o Benfica faz com uma águia em seu estádio, teve a genial idéia de imitar o time português, mas com um urubu no lugar (não é zoação, vejam a notícia aqui!).

Link
"Águia ou urubu? O que és tu?" (O artigo é religioso, mas o pastor não tem nenhuma piedade na hora de esculachar o mascote flamenguista!)

6 comentários:

Daniel Santiago Morais disse...

muito bom o artigo religioso, o urubu é uma ave podre por dentro, mentirosa, enganadora, assim como a podridao por tras da historia do flamerda q é escondida pela imprensa!

Anônimo disse...

É claro...
Um diabo é muito mais bem-vindo que um urubu...
Um moleque dando um belíssimo exemplo de civilidade mijando na rua então, nem se fala...

Anônimo disse...

Eles já fizeram mais ou menos isso contra o Fluminense ... O resultado não foi muito bom para os protetores dos animais ... Mas para os adversários foi excelente, confira no vídeo:

- http://www.youtube.com/watch?v=IVQ6kpp2_fQ

Anônimo disse...

Esse time é de bicha, só tem mala. Não conheço nenhum flamenguista que preza, são todos uns babacas.
Time que só conseguiu títulos com ajudas com pistolagem, erros de arbitragem...

Agora, uma coisa não posso negar, pelo menos neste ano: o time do flamengo não é tão ruim assim, o que mata na verdade é o goleiro.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Boikote2010@yahoo.com.br

Anônimo disse...

esse saite foi feito por pessoas que que um dia queriam ser flamenguistas um dia,por ser um time totalmente do povo.Que com todas as suas dificuldades ainda consegue ser campeão.E invés de estarem vendo como podem ajudar o seus clubes estão causam violência virtual. Incentivando a desordem ,e não sabendo usar o esporte para ensinar a ética esportiva dentro as pessoas.Para que nossos clubes virem potências ainda maiores que as européias.

Anônimo disse...

Já tenho a ideia do nome do futuro estádio do Flamengo em Duque de Caxias:Toca do Urubu.